Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Alimentação balanceada contra o stress e diversas doenças



Diversidade de alimentos para uma alimentação saudável
Pular refeições, comer fora de hora e o excesso de gordura e sal na alimentação são os erros mais comuns que nós podemos cometer. A verdade é que com esta correria que vivemos muitas mulheres devem estar identificando-se com esta frase. Mas, cuidado! As vezes estas atitudes que gostamos tanto de justificar podem causar várias doenças, como obesidade, hipertensão, gastrite, diabetes, colesterol elevado, entre outras.

A nutricionista paranaense Carolina da Silva diz que temos que criar o hábito e distribuir a alimentação ao longo do dia em várias refeições, de cinco a seis vezes, sem deixar de fazer nenhuma delas. No almoço e no jantar, deve-se aumentar as quantidades de verduras, legumes e grãos. Entre as grandes refeições, é importante ter o hábito dos lanches intermediários, que são os lanches da manhã e da tarde.     Estes lanchinhos são super importante para evitarmos “beliscar” durante o dia, principalmente aqueles pobres em nutrientes e ricos em açúcar, como as bolachas.

Todos os alimentos contêm nutrientes, mas se diferenciam na quantidade e tipos; alguns podem ter mais de um nutriente em relação a outro. Carolina comenta que tomate, laranja, acerola, limão e goiaba são ricos em vitamina C, mas são pobres em proteínas.

Por isso a importância da diversidade no consumo de alimentos. Diversidade, porque comer demais um alimento porque o considera importante pode ser prejudicial e causar uma supernutrição. O excesso de proteínas, por exemplo, pode causar sérias doenças renais.

Precisando de energia rápida?
Coma uma maçã, rica em carboidratos
As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida. A nutricionista explica que elas possuem compostos, os quais o organismo não consegue sintetizar e que, se faltarem na alimentação, provocarão situações de carência no organismo, afetando o seu funcionamento.

Precisando de energia? Aposte nas frutas como como banana e maçã, que mais contém carboidratos simples na composição, e são fontes de energia mais rápida, pois o carboidrato é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo ele o responsável pela energia do corpo.



Tome vitamina nutritivas
Muitas pessoas estão inserindo as “vitaminas verdes” principalmente no café da manhã. Carolina diz que elas são ricas em fibras, cálcio e outras vitaminas e minerais, dependendo da folha escolhida. Além de ser nutritiva e saudável, é uma maneira prática e rápida de consumir folhosos e saciar a fome.

Para fazer uma vitamina verde, basta triturar no liquidificador as frutas, verduras e os legumes com água. Coloque primeiro as frutas, acrescentando água até cobri-las. Ligue o liquidificador e vá colocando folhas verdes de couve, espinafre, alfaces. Legumes, como beterraba, cenoura, brócolis e repolho também ficam ótimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário