Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

LER tem se tornado cada vez mais comum nas empresas


O ideal é alongar-se de duas a três vezes ao dia

Hoje em dia pensa-se muito na capacitação profissional, mas não se dá tanta importância à saúde. Devido a isto tem sido cada vez mais comum pessoas com LER – Lesões por Esforço Repetitivo.

Segundo o fisioterapeuta Genivaldo Borges, os mais prejudicados são os profissionais de classe baixa, os quais não têm condições de fazer academia para fortalecer a musculatura e que, principalmente, começam a trabalhar cedo, geralmente em produção. Nestes trabalhos acabam tendo movimentos repetitivos diariamente e chegam a ter lesões

Movimentos repetitivos sem ter um intervalo de descanso e falta de alongamento podem causar as Lesões, o que, atualmente, faz com que muitas empresas tenham seus funcionários afastados por invalidez ou que até mesmo permanecem no trabalho, mas não conseguem mais render da mesma maneira, porque ficam limitados devido à dor.

Genivaldo é fisioterapeuta há 24 anos e relata que no começo da profissão quase não atendia casos de trabalho, mas que hoje cerca de 50% dos pacientes que ele trata é por alteração postural e lesões dos membros superiores como ombros e braços. As mulheres são as que mais apresentam esses sintomas, devido à retenção de líquido.

Com este número crescente, algumas empresas já começaram a se preocupar com os funcionários e passaram a oferecer profissionais capacitados que ensinam ginástica laboral. São exercícios de alongamento, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, que apesar de serem passados coletivamente, são moldados de acordo com a função exercida em cada setor. Com esta prática, visa-se melhorar a saúde do trabalhador e evitar que ele tenha lesões pelos esforços repetitivos e doenças ocupacionais.

A empresa também acaba perdendo quando o funcionário não está bem, por isso o fisioterapeuta enfatiza tanto na questão de prevenção. Ele acredita que deveria ter um incentivo maior do Governo de aplicar nas escolas essa consciência, de que os alunos devem sentar corretamente e também que façam alongamentos, que sejam vistoriados pelos professores, pois assim acabam se acostumando com a maneira correta e evitam problemas futuros, preparam esses jovens para o mercado de trabalho. “Alteração postural sobrecarrega tendões, causa desvio de ombro e a pessoa tem mais chance de ter LER”, explica.

Para evitar as lesões, ele recomenda que se faça alongamento pelo menos duas ou três vezes durante o dia, com duração de dez minutos cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário