Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anticoncepcional pode causar doenças no coração



É indiscutível. Nos dias de hoje precisamos nos cuidar e, fazer o uso de pílulas anticoncepcionais, é quesito obrigatório para nós mulheres. O problema é que nem todas sabem dos riscos que o medicamento pode apresentar.

A verdade é que sempre achamos que estamos bem, que nada vai nos acontecer. No entanto, precisamos estar sempre alertas. Um estudo feito por alunos de Ciências Biomédicas da Veris Faculdades – Campinas (SP) mostrou que mulheres que usam continuamente o contraceptivo têm mais chances de desenvolver graves doenças, assim como o infarto do miocárdio .

A pesquisa foi realizada com mulheres entre 18 e 49 anos, dividas em dois grupos: com usuárias do método há mais de dois anos e com pessoas que não faziam o uso da medicação há mais de cinco anos.

Segundo a orientadora do trabalho – Professora Águeda Cleofe Marques Zaratin - mesmo sendo composto por mulheres mais jovens, o grupo das usuárias da pílula apresentou níveis de LDL - colesterol ruim - mais elevados se comparado ao outro grupo.

 “Nosso estudo tinha o objetivo de medir os níveis lipídicos (de gordura) e as possíveis alterações que a composição do medicamento poderia provocar no organismo das usuárias e chegamos a este resultado. O que mais surpreende é que o grupo das mulheres que tomavam anticoncepcionais era mais jovem, com idade média de 25 anos, e foi o que mais apresentou níveis de colesterol alto. Ou seja, para riscos de infarto, o anticoncepcional pode ser um vilão maior do que a própria idade”, afirmou a professora.

Para ler a matéria completa, acesse o site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário