Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Laqueadura só em último caso



A laqueadura é um método definitivo de anticoncepção e é recomendado fazer apenas quando o casal tem certeza de que não quer mais ter filho. Para a ginecologista Sabrina Campos o mais aconselhável são outros métodos contraceptivos, como camisinha.

É recomendado que apenas mulheres com mais de 25 anos e que tenham dois filhos vivos façam essa cirurgia, pois é um método bastante eficaz para que não se tenha mais filhos. Há registro de poucos casos em que mulheres tenham engravidado após ter feito laqueadura.

Para quem se arrepender de ter feito, até existe como reverter a cirurgia, mas a médica explica que em muitos casos o procedimento não resolve e a paciente tem que fazer fertilização in vitro.

Quanto aos riscos ao fazer a laqueadura, Sabrina diz que são poucos, o normal de qualquer cirurgia simples. Pode acontecer problemas decorrentes da anestesia ou uma infecção.

Para a recuperação da paciente após o procedimento, é necessário que fique em repouso por cerca de 15 dias, não ter relação sexual por aproximadamente 30 dias e não carregar peso. Segundo ela, se o casal optar realmente por cirurgia, o mais aconselhável seria o homem fazer vasectomia, que é mais simples e tem uma recuperação mais rápida. Ela lembra ainda que essa cirurgia não altera a sexualidade do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário