Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Menopausa: um novo período na vida das mulheres


Muitas mulheres ficam apreensivas devido a chegada da menopausa e algumas até entram em depressão. Mas segundo a ginecologista Sabrina Godoy Campos de Oliveira não há motivo para desespero.

“Faz parte do ciclo da vida”, afirma ela, que ainda diz que as mulheres não precisam se preocupar e que muitas nem chegam a sentir os sintomas, somente param de menstruar. Menopausa é definida como a última menstruação, é a perca de hormônios que acontece gradativamente a partir dos 48, 49 anos, em média.

Nesta nova fase, é indicado
o acompanhamento médico
Os primeiros sintomas desse novo período na vida da mulher é irregularidade menstrual, calorões, irritabilidade, insônia e secura vaginal. Para amenizar esses sintomas a paciente pode fazer reposição hormonal de acordo com o que está sentindo, sempre monitorado e fazendo exames. Tudo é feito para que a paciente tenha uma boa qualidade de vida, o que também depende da alimentação e prática de exercícios físicos.

Sabrina conta que algumas mulheres entram em depressão quando chega a menopausa porque começam a pensar em envelhecimento, algumas também acham que é uma doença. Nesses casos é bom que a mulher tenha um acompanhamento de um médico.

Uma solução usada por algumas pacientes é começar a usar hormônio antes de parar a menstruação. Esse procedimento não evita a menopausa, mas diminui os sintomas da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário